fbpx

Se você já teve a péssima experiência de entrar em casa e sentir aquele cheiro terrível de mofo nas paredes, certamente esse artigo foi feito para você.

Além do forte odor no ambiente e nas roupas, o mofo é um perigoso inimigo da nossa saúde. Por isso é importante combater ele com todas as forças.

problema respiratório mofo na parede

A importância do antimofo para parede no Brasil

O Brasil é um dos países que mais sofre com mofo no mundo. Muitas pessoas sofrem de asma e outras doenças respiratórias, que são agravadas por esses fungos. Além disso, segundo a OMS, o mofo está associado a perturbações em nosso sistema imunológico.

Por isso, o antimofo para parede é tão importante, já que ele combate sem criar outros problemas.

Um dos fatores que agrava o surgimento do mofo nas casas brasileiras é a falta de planejamento contra infiltrações. Outro ponto que ajuda e muito o aparecimento do mofo é o excesso de umidade ambiente, principalmente proveniente do vapor do banho que acaba por recircular em ambientes próximos aos banheiros.

Quais as causas do mofo? Por que ele é perigoso?

O mofo é um tipo de fungo que está presente em diversos lugares, incluindo o próprio ar. Ele tem um potencial enorme para causar problemas de saúde.

O bolor pode causar alergia, irritação e, em alguns casos, pode ser tóxico. Inalar ou tocar esses fungos ou esporos de fungos pode causar reações alérgicas. Se você tiver alergias ou asma, a situação é muito pior.

Por tudo isso é importante primeiro conhecer as causas do mofo. Sua proliferação se dá, principalmente, com a umidade. Quanto mais úmido um local, mais propenso a ter o mofo instalado. Abaixo listamos algumas das causas mais importantes:

  • Infiltração através de trincas em paredes;
  • Infiltração proveniente de lajes não impermeabilizadas ou telhados;
  • Umidade ascendente, proveniente da fundação;
  • Infiltração proveniente de locais sem impermeabilização ou deficiente;
  • Locais próximos a banheiros, como closets, onde o vapor de água se deposita nas paredes e condensa.

Um sistema antimofo para paredes pode ser uma solução importantíssima, mesmo em situações em que não há infiltração. Naturalmente, o closet acaba sendo um local propício para isso, visto que é aonde o sol pouco chega e onde o vapor do banheiro acaba tocando as paredes frias e formando gotículas de água.

Quais os tipos de produto antimofo para parede e qual o melhor?

  • Caseiro
  • Revestimento
  • Mantas
  • Tinta
  • Aquecimento de paredes

solução caseira antimofo

Caseiro

Em uma rápida pesquisa na internet, você encontrará várias soluções caseiras para antimofo para parede.

Muitas soluções antimofo caseiras só servem para eliminar o mofo que já se instaurou, o que exige bastante cuidado na limpeza, principalmente para pessoas que podem sofrer com alergias.

Muitas delas são funcionais, porém é importante tomar cuidado no caso de usar produtos químicos. A manipulação de produtos químicos pode ser bastante perigosa.

Outras soluções, como saquinhos anti umidade podem resolver quando a umidade não é tão alta, porém são paliativos e muitas vezes requerem que você esteja atento para trocar rotineiramente.

Revestimento

Uma das soluções mais tecnológicas de mercado são os revestimentos ou placas antimofo. Eles funcionam absorvendo a umidade e liberando ela gradativamente ao ambiente.

Apesar de funcionais, seu custo pode ser bastante elevado. Além disso, essas placas interferem diretamente na estética do ambiente, já que não devem ser pintadas ou receber revestimentos sobre elas.

No caso de instalar atrás de móveis, pode não ser uma solução útil, visto que o mofo pode se instaurar no próprio móvel, ao invés da parede.

É uma solução interessante, porém ela é funcional para paredes com possibilidade de infiltração, não em paredes aonde as pequenas gotas de água que se depositam vêm de dentro da própria casa, como no caso do vapor do banho.

Mantas

Mantas impermeabilizantes são soluções importantes para casos de infiltração. Elas são indispensáveis para que você não tenha surpresas dentro de casa, já que elas salvam gesso, a pintura e evitam problemas estruturais.

As mantas não eliminam a umidade interna, porém evitam que infiltrações prejudiquem sua casa, por isso elas são complementares a outras soluções de antimofo para parede.

Tintas

As tintas antimofo, específicas para paredes e tetos, possuem em suas fórmulas fungicidas e bactericidas que ajudam a conservar as superfícies expostas à umidade. Por isso, essas tintas evitam o aparecimento do mofo.

São soluções bastante interessantes para o caso de umidade proveniente de dentro da própria residência, quanto para infiltrações que não sejam severas.

É uma excelente solução, no geral. Uma desvantagem é a limitação de uso e, no caso de paredes atrás de móveis, não previnem o aparecimento do mofo na superfície do móvel.

sistema de aquecimento de parede antimofo

Aquecimento de paredes

Esta certamente é a solução perfeita para aplicar atrás de móveis. Seu funcionamento se dá através de cabos calefatores especiais.

O vapor de água que circula pela casa quando toca paredes com temperaturas mais baixas acaba condensando. Essa condensação gera um ambiente perfeito para a formação do mofo.

Os cabos calefatores aquecem a parede e a região próxima dela, evitando que tanto a parede como a superfície do móvel não sejam locais onde o mofo se instaure.

Como solução antimofo para parede é a mais ampla, já que evita todas as formas de formação do mofo. Além disso, conforme o tipo do móvel, pode ajudar a aquecer as roupas presentes no móvel.

aquecimento vesta antimofo parede

O aquecimento Vesta como solução antimofo para paredes internas:

Como funciona

Como falamos anteriormente, são cabos calefatores especiais que são fixados na parede. Esta superfície pode ficar exposta ou não, recebendo um revestimento sobre os cabos.

Os cabos aquecem a superfície e a região próxima dela, evitando a condensação e, por consequência, o aparecimento do mofo.

A temperatura pode ser controlada por um termostato e um sensor externo ou pode ser livre, porém o sistema não deve ficar ligado o dia todo, neste caso.

Como todos os sistemas calefatores da Vesta são certificados IP67, ou seja, são à prova d’água, a segurança é bastante elevada, ideal para um sistema que pode estar em contato com a umidade.

Gasta muita energia?

Se a preocupação é essa, pode ficar tranquilo. O sistema antimofo para parede da Vesta possui baixo consumo, visto que sua proposta é apenas aquecer a superfície da parede.

Esse sistema pode ser utilizado para aquecer um ambiente, mas a proposta principal não é essa. Se usado como antimofo atrás de móveis, o consumo é bastante baixo, já que perde pouco calor.

Em geral, o consumo pode ser comparado ao de lâmpadas incandescentes tradicionais.

Vantagens e desvantagens do aquecimento antimofo para parede

Uma das principais vantagens desse tipo de sistema é a eliminação total do mofo, tanto nas paredes como atrás de móveis próximos a elas.

Sua instalação simples é o que mais chama a atenção, já que basta um ponto 220V para que você possa energizar o sistema adequadamente.

Uma outra vantagem é que, dependendo do móvel, suas roupas podem ser beneficiadas, ficando quentinhas para aqueles dias mais frios.

Sobre desvantagens, como sistema antimofo para parede, existem algumas, sim.

Uma delas é a necessidade, apesar de simples, de um ponto elétrico.

Outro ponto que pode ser uma desvantagem é você estar atento, se for deixar o sistema ligado a um interruptor. Num dia quente, pode ser desagradável esquecer o sistema ligado. Por isso é importante, caso você seja alguém que esquece das coisas com facilidade, usar um termostato.

Descubra se o nosso sistema antimofo para parede é o ideal para sua casa!

Entre em contato conosco.

×