fbpx

Você já ouviu falar em Chão Aquecido? Apesar do nome ser sugestivo, esse não é um tipo de piso que você coloca em casa, mas sim um sistema que vai embaixo do chão.

Ele é indicado para aquecer o ambiente nos dias frios de inverno. E quem mora nas regiões mais frias do país sabe como é difícil suportar aquele gelo cortante, não é mesmo?

Tem dias que você se enrola em duas cobertas, coloca agasalho, mas nada parece resolver. E o que fazer para resolver esse problema? Quer saber? Vem com a gente.

Como funciona o sistema de Chão aquecido?

O sistema de chão aquecido, também conhecido como chão radiante, é o que há de mais econômico e moderno quando o assunto é aquecimento de residências.

Afinal, esse é o tipo de aquecimento ideal para uma casa. Sabe por quê? Porque nossas pernas e pés necessitam de mais calor que nossa cabeça.

O estudioso dinamarquês, B. W. Olesen escreveu recentemente um artigo dizendo que o piso aquecido tem o perfil de ascensão de calor mais próximo do ideal.

De acordo com o estudo de Olesen, o modelo ideal de aquecimento do ambiente é aquele cujo calor vem de baixo para cima, caindo gradualmente.

No sistema de chão aquecido, se você regular a temperatura para 24º, na altura dos seus olhos ela estará em 20%, chegando a até 16º no teto.

Só para você entender o comparativo, o aquecimento por meio de ar quente nos mesmos 24º, manterá a temperatura elevada no teto, e na hora que chegar em nossos pés ela estará em 16º.

Por isso, quando estamos em um ambiente de ar quente sentimos aquela sensação desconfortável e não uma sensação confortável como deveria ser.

tipos de chão aquecido

Quais são os tipos de chão aquecido no mercado?

Em linhas gerais existem basicamente dois tipos de sistema de chão aquecido: o sistema elétrico e o sistema hidráulico. Vamos começar falando deste último.

O sistema hidráulico é aquele onde o aquecimento acontece por meio de uma calefação central, sendo que os radiadores são aquecidos mediante a utilização de um combustível em um boiler.

Esse combustível pode ser gás natural por exemplo. Nesse caso, o combustível aquece a água em um encanamento que vai embaixo do piso.

Apesar de ser um sistema de aquecimento eficiente, a instalação do sistema hidráulico é um pouco mais complexa e por isso é indicada somente para grandes obras.

Fora o sistema hidráulico, temos o sistema elétrico de chão aquecido. Esse é um tipo de sistema mais utilizado, visto que sua instalação é bem mais simples e em alguns casos sequer faz sujeira.

controle temperatura chão aquecido

Quais são os tipos de aquecimento elétrico existentes?

Dentre os sistemas elétricos de pisos aquecidos temos os cabos calefatores e as mantas para laminados.

No caso dos cabos calefatores eles são os mais usados por serem compatíveis com praticamente todos os pisos e revestimentos do mercado.

Eles são instalados acima do contrapiso e são ideais para construção nova e reforma. O controle de temperatura é individual de cada ambiente.

Ele é feito por meio de um termostato instalado na parede. Dessa forma, dá para regular a temperatura bem facinho por meio desse termostato.

Já a manta para laminado é compatível apenas com pisos que possuem características flutuantes, como os pisos laminados.

Esse tipo de sistema não faz sujeira nenhuma na obra, pois basta instalar uma manta isolante, aplicar o filme de alumínio e instalar o piso laminado logo acima.

A espessura dessa manta de laminado é muito reduzida, sendo que ela possui apenas 1 mm. Bem prática não é mesmo?

Quais são as principais vantagens do chão aquecido?

A principal vantagem do sistema de piso radiante é que naqueles dias frios de inverno você terá uma casa muito mais aconchegante.

E conforme falamos no início do artigo, esse tipo de sistema de aquecimento é o mais próximo do modelo ideal, aquecendo mais os nossos pés e menos a nossa cabeça.

Além disso, quando você opta por colocar o sistema elétrico, a instalação é muito simples e praticamente não faz sujeira nenhuma na obra.

Sem contar que você pode escolher o tipo de piso e revestimento que mais lhe agrada porque esse tipo de sistema é compatível com todo tipo de piso.

Um fato interessante é que você controla a temperatura de cada ambiente da casa isoladamente.

Então se você quiser deixar o banheiro mais quente e a sala um pouco mais fria, pode deixar. Esse é um dos pontos bem interessantes do chão aquecido.

piso aquecido consome muita energia

E o sistema de chão aquecido consome muita energia?

Quando comparado a outros tipos de sistema de aquecimento, o chão aquecido é um dos mais econômicos do mundo. E não é para menos.

Afinal, como ele é o modelo ideal de aquecimento, deixará seus pés e pernas mais aquecidos que sua cabeça, então você não precisa deixar a temperatura muito elevada.

Por não precisar de uma temperatura muito elevada, esse tipo de aquecimento gasta menos energia que o ar quente, por exemplo.

Note que nos dias muito frios, ao colocar um ar quente em casa, você precisa elevar muito a temperatura para que o ar chegue quente até o chão. Isso faz ele gastar mais energia.

E o sistema de chão aquecido é seguro?

Além de ser o sistema mais próximo do modelo ideal, o piso aquecido é também bastante seguro. Mas para isso é importante escolher corretamente a empresa que fará o serviço.

Até porque os termostatos precisam ser de classe de segurança IP. Por isso é necessário checar se a empresa responsável pela instalação está cumprindo esses requisitos.

E agora vem a melhor parte. Além de econômico, a instalação do sistema de piso aquecido também não é cara. Mas isso varia de acordo com cada cidade e região. Legal, né?

Quer saber quanto custa um sistema de chão aquecido na sua obra?

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Temos certeza de que você não se arrependerá.

×