fbpx

Quando chega o inverno, a sua casa fica parecendo uma geladeira? Pois é, aquecer a parede fria assim como todo ambiente não é uma tarefa fácil.

O aquecimento da casa precisa ser feito de forma correta para proporcionar aquela sensação de conforto e bem estar que todos procuramos.

Mas qual é então a melhor forma de aquecer uma casa? Como deixar uma parede aquecida e gastar pouco com energia? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Como aquecer a casa no Frio?

O aquecimento de uma casa no inverno pode ser feito de várias formas. Algumas são bem eficientes, ao passo que outras deixam a desejar.

Quando o aquecimento não é feito de forma correta, além do incômodo que sentimos, ainda podemos ter a nossa saúde prejudicada.

como aquecer parede fria velas

Aquecimento com velas e lareiras

Um bom exemplo disso é o aquecimento com velas. Afinal, quando você acende uma vela está soltando fumaça no ambiente.

Essa fumaça será inalada por você durante a noite, prejudicando a sua saúde. E ainda você corre o risco da vela cair e pegar fogo.

Se isso acontece na hora que você está em um sono profundo, correrá o risco do fogo se alastrar causando danos ainda piores ao ambiente.

Cortinas para aquecer a casa

Há uma crença generalizada de que as cortinas ajudam no aquecimento do ambiente. Isso tem um fundo de razão, mas não é verdade.

Como as portas e janelas possuem frestas, a cortina cobre isso, e portanto evita que o calor do ambiente saia. No entanto, embora em menor quantidade o calor sairá.

Por isso, mesmo com as cortinas, você sentirá frio. O mesmo vale para o papel de parede, que ajuda a conter o frio, mas não é capaz de aquecer o ambiente.

Ar condicionado quente ou calefação

Uma outra alternativa bastante usada é o ar condicionado quente. Embora essa seja uma opção melhor do que as anteriores, ela não é a mais indicada.

Afinal, o ar quente virá de cima para baixo, necessitando estar em altas temperaturas para poder chegar quente nos nossos pés.

Dessa maneira, o ambiente não ficará com aquela sensação agradável, mas sim com aquela percepção de calor acima da média.

aquecedor de parede parede aquecida

Se as paredes ficam muito frias, use um sistema de Aquecimento de parede

Um sistema eficiente de aquecimento é a parede aquecida. Esse sistema aquece o ambiente por igual dando aquela sensação de conforto.

Além disso, com esse sistema você elimina o bolor e a umidade das paredes, e o que é melhor, ele pode ser instalado tanto em parede de alvenaria quanto em Drywall.

Então não precisa quebrar nada para instalá-lo. E a instalação é bem rápida. E como o aquecimento é feito de forma correta, gasta-se menos energia.

E o aquecimento do ambiente fica em uma temperatura bem mais agradável. Além disso, ele também dá um toque especial no design do ambiente.

piso aquecido banheiro

Piso aquecido

Por fim, um outro sistema bastante usado para aquecimento do ambiente é o piso aquecido. Inclusive, ele é considerado um dos melhores métodos para aquecer a casa.

Afinal, a melhor maneira para aquecer o ambiente é aquela que deixa nossas pernas e pés mais aquecidos que a nossa cabeça.

Então você não precisa deixar o ambiente em temperaturas muito elevadas. Basta colocar o termostato em 24º e ter um ambiente bem mais aconchegante.

Qual é o melhor modelo para aquecer o lar?

Tanto o aquecimento da parede quanto o piso aquecido são bons modelos para aquecer o ambiente. No quarto, inclusive, o ideal é ter os dois.

Ambos são bem fáceis de instalar, sendo que o piso aquecido faz pouca sujeira também para sua instalação. 

Além disso, os dois sistemas são bastante econômicos quando o assunto é energia elétrica. Até porque eles não precisam ficar em temperaturas muito elevadas.

O que isso quer dizer? Que se você colocar a temperatura em 24º, poderá deixá-la assim, e depois que o ambiente aquecer por completo, desligar. Essa é uma forma muito mais eficiente que o ar quente, sem contar que evita bolores e mofos na parede.

piso aquecido é seguro

E esse tipo de sistema é seguro?

Esse é um dos tipos de sistema de aquecimento mais seguros do mercado. No entanto, é preciso que a empresa contratada tenha os termostatos todos com classe IP de segurança.

Além disso, por ser um tipo de sistema de calefação ideal, ele também colabora para a valorização do seu imóvel, pois o mesmo terá um tremendo diferencial.

E uma vez com o sistema instalado é possível controlar a temperatura dos ambientes de forma separada.

Por exemplo, a temperatura do banheiro não precisa ser a mesma temperatura da sala ou do quarto. Isso traz muito mais aconchego para o lar.

E o custo para instalar esse sistema é caro?

Muita gente acredita que instalar um sistema de piso aquecido ou de parede aquecida seja caro. A verdade é que ele é bem acessível a todos.

No entanto, o valor da instalação depende muito da obra, do seu tamanho e da cidade em que está sendo feita.

Por isso é fundamental fazer uma cotação antes. Mas considerando-se a valorização do imóvel, o aconchego que o sistema proporciona, vale bastante a pena.

Em resumo, há diversas formas de aquecer o ambiente. No entanto, algumas delas podem trazer mais malefícios do que benefícios.

Por isso, escolher corretamente o sistema de calefação é tão importante. E além disso, você pode deixar o seu ar condicionado somente para o verão.

demor para instalar aquecimento de parede

Quanto tempo demora para instalar esse sistema contra paredes frias?

Uma outra vantagem do sistema de piso térmico ou parede aquecida é que a instalação geralmente é rápida e por isso você não terá que esperar muito para ter sua casa bem quentinha durante o inverno.

Em linhas gerais, ao optar por esse tipo de calefação do ambiente, você terá uma casa mais aconchegante, sem umidade e com baixo consumo de energia.

Então você não precisa mais deixar o ar quente naquelas altas temperaturas ou até mesmo acender velas nos dias frios. É só instalar o sistema de piso aquecido ou parede aquecida e desfrutar de todo aconchego do seu lar.

Quer se livrar da parede fria da sua casa, consulte um consultor Vesta sobre as melhores formas de aquecer sua casa agora:

Entre em contato conosco!

×