fbpx

Como é gostoso estar em casa naqueles dias gelados, tomando um vinho não é mesmo? E é muito melhor se dentro da sua casa estiver em uma temperatura agradável.

Você sabia que pode deixar a sua casa quentinha e climatizada, sem pagar uma fortuna na conta de energia?

Então, esse sistema se chama piso aquecido, e é sobre ele que vamos falar.

o que é piso aquecido

O que é o Piso Aquecido?

O piso aquecido, também conhecido como piso radiante, é um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso. A sua principal finalidade é criar um ambiente climatizado de maneira uniforme, sem prejuízos ao ar, ou seja nem muito seco e nem muito úmido. Além disso, possibilita circular pela casa com os pés descalços, trazendo mais saúde para o seu lar.

Esse tipo de sistema é bastante comum nos países mais frios, e de uns anos para cá está ganhando cada vez mais mercado no Brasil.

Até porque é fácil instalar e manter, e por isso ele é considerado um dos sistemas mais modernos e eficientes do mundo quando o assunto é calefação de ambientes.

Como surgiu esse sistema?

Apesar de estar há pouco tempo no Brasil, ele tem mais de 5 mil anos de história, e surgiu na antiga Coréia por meio do Ondol.

Na Europa, os primeiros a implantar esse tipo de sistema foram os romanos, há dois mil anos, com os seus hipocaustos

No entanto, foi só no século XX que os sistemas hidrônicos se popularizaram, primeiro pelos tubos de cobre, e depois pelos tubos de PEX e derivados.

Os sistemas elétricos começaram a ser instalados em todo o mundo desde a década de 30. E de lá para cá passaram a contar com sistemas cada vez mais eficientes e seguros.

Como funcionam os pisos aquecidos?

Um dos principais segredos do sucesso desse tipo de sistema é, sem sombra de dúvidas, o seu fundamento. Sabe por quê?

Porque o modelo ideal de aquecimento para deixar aquele ambiente aconchegante e climatizado considera que o calor deve vir de baixo para cima.

Por quê? Porque a região do corpo que mais necessita de calor é a região das pernas e dos pés, que é o que esse sistema prioriza.

Sendo assim, tanto o sistema de água quente, chamado de hidrônico, quanto o sistema de resistência de aquecimento, chamado elétrico, são feitos para deixar a região dos pés mais quentes.

tipos de piso aquecido

Quais são os tipos de pisos aquecidos?

 Agora que você já sabe como funcionam os pisos aquecidos, vamos falar um pouco sobre os tipos de pisos que existem no mercado. São basicamente três:

  • Cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação;
  • Cabos calefatores de superfície ou de aquecimento direto;
  • Sistema hidrônico.

Os cabos calefatores são compatíveis com todos os tipos de pisos e revestimentos do mercado. Os sistemas de contrapiso são instalados abaixo de uma camada de 3 a 5 cm de contrapiso e os de superfície são instalados acima do contrapiso.

Esses sistemas transmitem calor para o piso e são controlados por diferentes tipos de termostatos: analógicos, digitais e WiFi. Então dá pra programar o aquecimento ou mesmo acionar de fora de sua casa, através de um aplicativo. Alguns termostatos já podem ser acionados por assistentes virtuais. Já pensou que legal seria acionar seu piso aquecido assim: “Alexa, ligar o termostato da suíte em 25°C.”? Legal, né?

Por fim, o sistema hidrônico é ideal para obras de grande porte onde existe uma limitação de carga elétrica e a geração de energia fotovoltaica não seja possível. Esse tipo de sistema é compatível com diferentes fontes de aquecimento como gás, lenha, entre outros.

piso aquecido banheiro

Vale a pena colocar piso aquecido na casa toda ou só no banheiro?

Por se tratar de um sistema ideal e econômico de aquecimento, vale a pena colocar o piso aquecido na casa toda, não só no banheiro.

Por ser um sistema de aquecimento indireto do ar, você pode ajustar a temperatura de aquecimento para diferentes condições, o que torna o aquecimento menos sufocante, seja em regiões mais frias, ou em regiões mais quentes do país. Algo que não ocorre no caso de sistemas que aquecem o ar diretamente, como a lareira, o radiador e, até mesmo, o ar condicionado.

Portanto, seja para quem mora em regiões mais frias ou para quem mora em regiões mais quentes, o piso aquecido sempre será a melhor solução, pois além de ser a opção mais econômica, é a que traz o maior bem estar para você e sua família.

Só para você ter uma ideia, um modelo ideal de piso aquecido consome cerca de R$0,03 o m². Considerando um ambiente de 10 m², usando o sistema 6 horas por dia, durante 20 dias na semana, você irá gastar cerca de R$36 por mês.

Ou seja, bem menos do que gastaria com o ar condicionado ligado por todo esse tempo, em todos esses dias. Por isso, esse é considerado o modelo mais econômico e eficiente do mundo.

Quais são as principais vantagens do piso aquecido?

A principal vantagem é que o aquecimento do ambiente é feito da melhor forma possível. Por isso, naqueles dias frios que você precisa tomar um banho, você sente uma tremenda diferença em ter esse sistema.

Sem contar que quem tem criança também fica mais tranquilo quando ela está no piso de casa para brincar ou andando descalça.

Afinal, as chances dela se resfriar por conta da temperatura serão bem menores. Mas não é só isso que o piso aquecido proporciona.

Só para ilustrar, o sistema esquenta o piso, os objetos e até as paredes, armazenando o calor residual e isso ajuda a evitar problemas como mofo e bolor que podem surgir.

E com o piso e as paredes aquecidas, as próprias roupas de cama aquecem mais rapidamente, gerando muito mais conforto no seu lar.

Como o sistema aquece o ar indiretamente, não queima oxigênio, como no caso das lareiras. Em se tratando de umidade, ele combate o excesso, mas não é agressivo, como no caso do ar condicionado, que pode tornar o ar seco demais, prejudicando nossas vias aéreas. 

É importante lembrar que o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%, segundo dados da OMS. Se estiver abaixo de 30%, é bastante prejudicial para a sua saúde.

Sem contar que esse é um sistema extremamente seguro que agrega bastante valor para o seu imóvel. Portanto, vale a pena investir. Ou você prefere passar frio?

vesta piso aquecido logo

Qual o melhor piso aquecido do mercado?

Hoje em dia existem algumas empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço. Mas, poucas possuem cabos e termostatos com classe de segurança IP.

É nesse ponto que nós nos destacamos. Afinal, temos sistemas de piso aquecido elétrico certificados na IEC 60529, com grau IP67, e certificados na IEC 60800, a norma internacional de sistemas elétricos de piso aquecido. 

Além disso, possuímos um sistema de pisos aquecido hidrônico com máxima robustez. Nós zelamos não só pela sua comodidade como também pela sua segurança.

Então eu te pergunto, até onde vale a sua comodidade? Até onde vale o conforto para seus filhos? Quem pensa nisso, certamente irá instalar o piso aquecido.

Até porque, conforme já dissemos, esse é um dos sistemas mais econômicos do mundo, e não irá pesar no seu orçamento doméstico.

Quer saber quanto custa instalar esse sistema na sua casa? Entre em contato conosco. Temos certeza que você irá se surpreender, e não irá se arrepender.

Faça um orçamento agora mesmo. Ou vai dizer que você prefere andar nas pontas dos pés pela casa naqueles dias gelados de inverno?

 

×