fbpx

Já imaginou ter aquele quarto aquecidinho nos dias frios de inverno? Ter aquele banheiro climatizado para você tomar aquele banho quente aconchegante?

Parece um sonho, não é verdade? E se eu disser que você pode ter uma casa toda climatizada, sem pagar muito pela instalação e com baixo consumo de energia?

Não acredita? Esse é o sistema conhecido como piso térmico que é bastante conhecido nos países mais frios e está cada vez mais comum no Brasil.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essa novidade? Então dá só uma conferida neste artigo que fizemos para você.

O que é Piso térmico?

Piso térmico é um sistema de aquecimento que tem por finalidade deixar a casa aquecida nos dias frios. Aliás, ele não serve só para casas, mas também para apartamentos, escritórios e para a indústria agropecuária.

Só para ter uma ideia, esse é considerado um sistema de aquecimento com o melhor custo benefício do mercado. Afinal, ele possui uma tecnologia avançada e segura.

Uma vez instalado, você pode controlar a temperatura de cada ambiente da casa de forma individual, por meio de um pequeno termostato que é instalado na parede. Você já deve ter visto aparelhos parecidos que controlam o ar condicionado em quartos de hotéis.

Portanto, a denominação Piso Térmico é dada ao conjunto constituído pelo isolante térmico, conforme as necessidades de obra, cabos calefatores, sistema de fixação e distribuição dos cabos e os termostatos.

Dessa forma, o nome piso térmico não diz respeito a um tipo de piso, mas sim a um sistema que é instalado embaixo do piso que você escolher.

como é feito aquecimento do chão

Como é feito o aquecimento do chão?

O aquecimento é feito por um sistema que pode ser tanto elétrico quanto hidráulico. A diferença de um para o outro é a forma do aquecimento.

No caso do sistema hidráulico, ele é indicado para grandes obras que possuem limitação de carga elétrica. 

O interessante é que esse tipo de sistema é compatível com várias fontes de aquecimento como gás, lenha, entre outros. Como no caso do elétrico, esses sistemas são controlados por termostatos analógicos ou digitais.

Já no sistema elétrico, o aquecimento é feito por cabos calefatores, filmes, polímeros ou mantas, todos sendo diferentes tipos de resistências de aquecimento.

Atualmente, o sistema hidráulico está perdendo força, principalmente em obras de grande porte, graças ao crescimento de fontes renováveis de energia, como a fotovoltaica. Isso possibilita que o sistema elétrico seja o mais vantajoso dentre os dois, já que o custo de um sistema hidráulico seja o mesmo, ou maior, do que de um sistema elétrico com placas fotovoltaicas.

Qual o melhor tipo de piso aquecido?

Para cada tipo de obra, existe um tipo que é mais indicado. Por exemplo, se há limitação da carga elétrica e se não é possível um sistema fotovoltaico, o indicado é um sistema hidráulico. Em regra, existem três tipos de piso aquecido:

  • Cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação;
  • Cabos calefatores de superfície ou de aquecimento direto;
  • Sistema hidrônico.

Cada um desses sistemas possui as suas próprias características e são indicados para determinadas situações.

cabos calefatores termicos

Cabos calefatores

O sistema de cabos calefatores é o tipo mais comum. Afinal, ele é compatível com praticamente todos os tipos de piso e revestimento do mercado. Além disso, seu formato permite que seja muito mais duradouro e seguro do que qualquer outro sistema.

Esse sistema é instalado dentro ou acima do contrapiso e a temperatura pode ser controlada por meio de um termostato instalado na parede.

Um aspecto interessante desse sistema é que cada ambiente da casa pode ser controlado de forma individualizada. Ou seja, deixando todos em temperaturas diferentes ou iguais.

Cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação

O sistema de cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação é o sistema elétrico mais antigo do mundo. Sua característica principal é de levar mais tempo para atingir a temperatura de piso desejada. Por exemplo, 6ºC em pelo menos 1 hora.

Esse sistema é instalado sob uma camada de contrapiso, que pode variar de 3 a 5 cm. E obrigatoriamente deve ser instalado um isolamento eficiente sob os cabos. Sem um material isolante de qualidade abaixo desse sistema, a eficiência do aquecimento e a durabilidade do piso ficarão comprometidas.

É mais utilizado em países onde a tarifa de energia varia bastante durante o dia. Por isso, o sistema acumula calor durante a noite, quando a tarifa é mais barata, e desliga durante o dia, quando a tarifa é mais cara.

Cabos calefatores de superfície ou de aquecimento direto

O sistema de cabos calefatores de superfície ou de aquecimento direto é o sistema elétrico mais tecnológico do mundo. Seu surgimento veio através de muitas pesquisas, que envolviam principalmente a busca pela máxima eficiência energética sem deixar de preservar o piso. Sua característica principal é de atingir a temperatura do piso em muito menos tempo.

Esse sistema é instalado acima do contrapiso, na argamassa de assentamento ou na argamassa autonivelante. Como está mais próximo do piso, tem menos material para aquecer e por isso você não precisa planejar com muita antecedência quando irá ligar.

É o mais eficiente para países como o Brasil, onde a tarifa pouco varia durante o dia. Além disso, se somado a um sistema fotovoltaico, se torna o sistema com o melhor custo benefício.

Sistema hidrônico

Já o sistema hidrônico é feito por meio de tubulação, e é indicado para grandes obras onde exista uma limitação de carga elétrica e a geração fotovoltaica não seja uma opção.

Um dos pontos positivos do sistema hidrônico é que ele é compatível com várias fontes de aquecimento, o que gera ainda mais economia para o seu lar.

Quais os benefícios que o piso térmico possui?

O principal benefício do piso térmico é que ele gera um ambiente muito mais climatizado e aconchegante. E isso é algo que não tem preço.

Além disso, essa é a forma mais correta de aquecimento, visto que nossos pés e pernas necessitam de mais calor do que nossa cabeça.

Por isso, ele se diferencia do ar condicionado que precisa forçar o ar quente para baixo para gerar a melhor sensação térmica.

Aliás, não é só a forma de aquecimento, mas também o consumo de energia que diferencia esse sistema. Pois, ele é muito mais econômico que o ar condicionado.

Em resumo, esse tipo de sistema é mais eficiente e econômico, e por isso ele é tão difundido nos países mais frios.

é dificil instalar piso aquecido

A instalação desse piso é difícil?

Instalar o piso térmico não é difícil, e dependendo do modelo escolhido também não faz muita sujeira na obra.

Além disso, o valor da instalação por m² parte de aproximadamente R$140. Ou seja, no caso de um banheiro de 3m² o valor é maior, perto de 350 reais o m², já que temos o mesmo termostato que poderia atender um ambiente de 20m², que custaria perto de 140 reais o m². 

No entanto, é preciso deixar claro que esse valor pode variar dependendo do local onde está sendo feita a obra e do tipo de termostatos escolhido, já que existem diversos modelos, uns mais tecnológicos do que outros. 

Ou seja, não leva-se apenas em consideração o ambiente que está sendo aquecido, pois há vários fatores que precisam ser analisados como o piso a ser instalado, o pé direito, as aberturas do ambiente, entre outros. Assim é possível definir a potência em Watts necessária para aquecer cada ambiente com eficiência, sem perder aquele piso quentinho e delicioso.

A mão de obra também pode variar, pois dependendo da cidade é preciso que os especialistas se desloquem e há nesse caso gastos com hospedagem e alimentação.

Onde encontro piso térmico no Brasil?

No Brasil existem algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço para os seus clientes. Mas, é preciso bastante cuidado.

Por se tratar de um sistema de aquecimento, a empresa precisa possuir todos os termos e certificados de segurança. Afinal, estamos falando da segurança da sua família e do seu lar.

É nesse ponto que nós da Vesta nos destacamos. Temos sistemas de piso térmico elétrico certificados na IEC 60529, com grau IP67, e certificados na IEC 60800, a norma internacional de sistemas elétricos de piso aquecido

Sem contar que o nosso sistema de aquecimento hidrônico possui a máxima robustez. Portanto, nós nos preocupamos com a sua segurança.

Afinal, quanto vale a sua comodidade? Quanto vale a sua segurança e a segurança de quem você ama? Certamente isso não tem preço.

Por isso, na hora de instalar o piso térmico na sua residência, contrate uma empresa séria como a Vesta que se preocupa com você.

Quer saber quanto fica para instalar esse sistema na sua casa? Entre em contato conosco. Temos certeza de que você irá se surpreender!

×