O que é piso aquecido?

É um tipo de sistema de aquecimento de ambientes, instalado abaixo do piso, dividido em elétrico (resistências elétricas) e hidráulico (água quente). Saiba mais o que é piso aquecido abaixo.

História

O piso aquecido surgiu há mais de 5 mil anos atrás, na antiga Coréia, através do Ondol (ar quente de dutos de combustão e chaminés). Na Europa, há 2 mil anos atrás, os romanos foram os pioneiros no uso do piso radiante (água quente e vapor), com seus Hipocaustos (do latim hypocaustum). Nó século XX, os sistemas hidrônicos se popularizaram, inicialmente, pelos tubos de cobre e, mais recentemente, pelos tubos de PEX e derivados. Desde a década de 30, sistemas elétricos são instalados em todo o mundo, ganhando destaque nas últimas décadas, com sistemas cada vez mais eficientes e seguros.

Funcionamento

O piso aquecido consiste no sistema de aquecimento com maior custo benefício do mercado, pois o sistema aquece o piso, o ar ambiente entra em contato com o piso quente e aquece. Como o ar quente é menos denso (mais leve) que o ar frio, ele sobe. Com ajuda de um controlador de temperatura (termostato), você pode ajustar a temperatura desejada.

É conhecido como o melhor método de aquecimento do mundo, pois nosso corpo sente mais frio nas extremidades, principalmente pés e pernas, justamente por onde inicia o aquecimento.

Desta forma, o piso aquecido entrega a faixa de aquecimento mais próxima da faixa de aquecimento ideal, diferente de equipamentos convectores (radiadores e ares condicionados) que proporcionam o Efeito Lareira, concentrando o calor em um único ponto do ambiente.

Atualidade

Nos últimos anos, o piso aquecido elétrico tem sido a preferência mundial, tanto pela simplicidade de instalação, quanto pela vida útil e eficiência. A busca por soluções sustentáveis e duradouras direciona o mercado para a integração de sistemas elétricos com fontes renováveis de energia.

 

O que é piso aquecido

Ainda está se perguntando “o que é piso aquecido”?

Confira alguns locais famosos com sistemas de piso aquecido: Catedral de Liverpool (Liverpool, Reino Unido), Templo Expiatório da Sagrada Família (Barcelona, Espanha), Museu Britânico (Londres, Reino Unido), Castelo Rocca di Vignola (Vignola, Itália), Ulster American Folk Park (Castletown, Irlanda do Norte), Basílica de São Marcos (Veneza, Itália)  Palácio Real de Turim (Turim, Itália) e YACHT Club Puerto Madero (Buenos Aires, Argentina).

Programas ou seriados famosos: Irmãos à obra (Property Brothers: alguns episódios), Breaking Bad (3ª temporada, 5º Episódio).

Saiba como instalar o piso aquecido clicando aqui.

Se você tem dúvidas ou sugestões para novos posts, entre em contato com o nosso departamento de Engenharia: engenharia@vestapisoaquecido.com.br

 

Fale Conosco